Patricia Almeida é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília e há mais de 15 anos adota uma prática multidisciplinar focada em projetos residenciais e comerciais sempre oferecendo arquitetura completa e serviços de design de interiores.
Através de formas e soluções que sejam inspiradoras para seus usuários e interajam de forma positiva com o ambiente em que estão inseridas, prioriza a função de cada espaço integrada às necessidades do cliente. A diversidade de trabalho se baseia na crença de que a experiência em diferentes áreas contribui muito para o melhor desempenho de suas responsabilidades enquanto Arquiteta e formadora de opinião e na certeza de que na Arquitetura, assim como em qualquer outro nicho de trabalho, é essencial e faz parte de um processo de aprendizagem ao longo da vida ampliando horizontes.
Sua prática é conduzida por uma abordagem filosófica que não faz distinção entre o projeto de uma cadeira ou de uma casa, a partir do momento em que a dedicação a cada uma dessas atribuições é a mesma, assim como é o processo de trabalho por trás delas, incluindo esboços, modelos, desenvolvimento e desenhos detalhados e acompanhamento de perto das obras em execução.
O trabalho de Patricia se caracteriza pela colaboração e troca de idéias. Cada projeto deve ser resultado desta interação entre profissional e cliente, resultado da reflexão, em conjunto, sobre seu programa de necessidades e contexto, os quais devem possuir suas características específicas, não se prendendo a estilos e/ou modelos pré-definidos.
Desde 2007, Patricia vem focando seu trabalho na Arquitetura Residencial conectada ao meio ambiente e ao pensamento sustentável. Acredita que a função do arquiteto vai além da elaboração de projetos, ele também pode e deve ser um veículo de acesso à informações e soluções que visem a atenção, o cuidado e respeito com espaço por aqueles que o habitam e dele usufruem.
A arquiteta acredita na capacidade transformadora da Arquitetura.